História

BLUMENAU ESPORTE CLUBE

O desenvolvimento esportivo em Blumenau começou em 1873 com o surgimento do Turnverein Blumenau (Sociedade Ginástica Blumenau), criado em 5 de outubro. Os clubes de caça e tiro, ainda hoje mantidos como uma das mais ricas tradições da cidade, vieram em seguida.
Cerca de quarenta anos mais tarde, não existe uma data oficial nos registros, jovens atletas, dirigidos pelos irmãos Bruno e Oswaldo Hindelmeyer, criaram um departamento específico de futebol. Nos finais de semana um grupo se reunia no pasto do Hotel Holetz para jogar animadas “peladas”.

No dia 25 de março de 1911 ancorou no porto de Itajaí o cruzador Von der Tann, embarcação da Imperial Esquadra Alemã. Um grupo de oficiais e marujos partiu rumo ao Vale do Itajaí numa viagem de lazer às colônias alemãs. Na passagem pela cidade aceitaram convite para disputar um jogo de “fussball”.

Na tarde seguinte, um domingo, no pasto do Holetz ocorreu a primeira partida de futebol em Blumenau. O campo de jogo, que tinha um gramado bastante primitivo, situava-se próximo ao Grande Hotel. As traves eram de madeira e não tinham exatamente as dimensões oficiais (7,44cm x 2,44cm), mas ninguém deu importância a este detalhe. As linhas demarcatórias eram precariamente cavadas no chão.

Os atletas do Turnverein estavam orgulhosos de enfrentar os tripulantes do Von der Tann e a assistência foi grande. A equipe alemã entrou em campo com apenas dez jogadores.


Um dos oficiais que completaria a equipe teve que ficar a bordo do navio para comandar a guarda. Mesmo com a inferioridade numérica os visitantes alemães venceram por 5 a 2.

Os goleadores não ficaram registrados. Este foi o primeiro jogo entre um time catarinense e um estrangeiro em nosso Estado.

A partir de então, o futebol começou a ganhar adeptos. Em 1915, Emílio Rüdiger liderou a fundação do Sport Club Anita Garibaldi, a primeira agremiação organizada exclusivamente para este esporte na cidade. Foram diversos jogos contra adversários de Blumenau e municípios vizinhos.

O clube teve vida efêmera e as várias tentativas de reestruturação foram em vão. Em 1918, um grupo de desportistas insatisfeitos com a lacuna deixada pelo Anita Garibaldi reuniram-se e fundaram o Brasil Futebol Clube. Outra tentativa sem sucesso.


Finalmente, no dia 19 de julho de 1919, surgia o Brasil Esporte Clube, anos mais tarde denominado Recreativo Brasil, depois Palmeiras e em 1980 adotou o nome Blumenau Esporte Clube.

A Liga Blumenauense de Futebol viria a ser fundada em 13 de agosto de 1940 e teve os estatutos aprovados em 12 de janeiro de 1941. Os primeiros clubes filiados foram: Brasil, Guarani, Amazonas, Blumenauense, Timboense (Timbó), Concórdia (Rio do Sul), Tupy (Gaspar), Bandeirante e Indaial.