segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

BRASIL ESPORTE CLUBE

No dia 19 de julho de 1919, um grupo de amigos, que gostavam de futebol, reuniu-se na Confeitaria Samuel Kratz em Blumenau e fundou o Brasil Esporte Clube. As cores adotadas foram branca e verde. Era praticamente a mesma turma que em 1918 havia criado o Brasil Futebol Clube, mas não obteve êxito.

A sede temporária foi numa sala do tradicional Hotel Esperança, cedida pelo proprietário Bausch, na rua XV de Novembro, onde mais tarde foi erguida a Casa Willy Sievert.

O comerciante e esportista Arthur Rudiger foi escolhido para ser o primeiro presente. A diretoria inicial teve os seguintes nomes:
Presidente Arthur Rudiger
Vice-presidente Carlos Sada
1º Secretário Fritz Gassenferth
2º Secretário Vitorino Braga
Tesoureiro Alfredo Campos
Orador Armando Rios
Encarregado de Esportes Fritz Amann

Nos primeiros anos era difícil encontrar adversários. Por isso, os atletas do Brasil eram divididos em duas equipes e realizavam acirrados jogos no precário campo situado na rua das Palmeiras. O local tinha um desnível de quase um metro e cheio de imperfeições.

A abnegação e esforço de atletas, comissão técnica e de dirigentes conseguiu nivelar e dar melhores boas condições. Foi construída uma cerca de madeira e colocação de novas traves.

A maioria dos jogadores, mesmo em dias de chuva ou forte calor, não mediram esforços para finalizar as obras. Com pás e enxadas nas mãos eles suaram para dar ao Brasil um lugar onde poderiam orgulhar-se e jogar.

A inauguração do campo ocorreu no dia 3 de junho de 1927 com a realização de cinco jogos. Pela manhã, houve dois jogos amistosos: Brasil C 2 x 0 Amazonas B e Brasil B 0 x 5 Blumenauense B.

No período vespertino, por volta das 14 horas, teve início o Torneio Orlando Neves. Os jogos tinham duração de 60 minutos (30 minutos cada tempo, sem intervalo), fato comum ainda preservado nos festivais esportivos de nossos dias.

O Brasil venceu o clássico contra o Blumenauense por 2 a 1 e o Brusquense goleou o Bom Retiro por 4 a 1. Na final o anfitrião venceu o time de Brusque por 2 a 1 e conquista a Taça Orlando Neves.

A equipe campeã atuou com Orlando; Emilio Sada, Guerreiro, Razzini, Krebski, Buhn, Mário, André Sada, Lindolfo Natal, Nico e Curt Probst.

Nenhum comentário:

Postar um comentário