terça-feira, 6 de dezembro de 2011

CAMPEONATO CATARINENSE DE 1927

Em 1926, a Liga Santa Catharina de Desportos Terrestres obteve filiação na Confederação Brasileira de Desportos e transformou-se em Federação Catarinense de Desportos – FCD.

A entidade planejou organizar o campeonato de 1927 com a participação de equipes de Joinville, Blumenau, São Francisco do Sul, Itajaí, Tijucas, Tubarão e Brusque.

Mas o precário sistema rodoviário existente na época – não havia pavimentação asfáltica - e a estrutura ainda instável de clubes, inclusive da própria Federação, fez mudar os planos. Apenas um clube do interior se fez presente: o Brasil Futebol Clube de Blumenau.

A FCD optou por realizar uma partida entre Brasil e Avaí, campeão da Capital, para decidir o título de campeão estadual.

Avaí 3 x 2 Brasil
Data: 15 de janeiro de 1928
Local: Campo da Liga (Florianópolis)
Motivo: Campeonato Catarinense
Árbitro: Carlos Baptista (1º tempo) e Frederico Ewald (2º tempo)
Avaí - Boos; Tancredo, Bida, Estevão, Elesbão, Botafogo, Octávio, Accyoli, Sabas, Nanado e Arnaldo.
Brasil - Moro; Emílio Sada, Bush, Heitor Ferraz, Marquardt, Neto, Mário, André Sada, Natal e Nicodemus.
Gols: Accyoli, Sabas(Avaí); Natal (Brasil)
Nota – Não há registro dos goleadores de dois gols, um de cada time.

Campeão: Avaí
Vice-campeão: Brasil

Curiosidades
- A fraca arbitragem foi duramente criticada pelos dois times. No intervalo, Frederico Ewald substituiu Carlos Baptista.
- A partida não chegou ao fim. O Brasil abandonou o campo após um pênalti marcado nos minutos finais a favor dos avaianos.
- O ingresso para assistir o jogo custava dois mil réis e a renda alcançou a marca de 377 mil réis. Os militares pagavam metade do valor. A estimativa é de um púbico entre 300 a 400 torcedores (incluindo crianças, mulheres, penetras, convidados e não pagantes).
 
Fonte: arquivo de Adalberto Klüser / O Estado / resoluções Federação Catarinense de Desportos

Nenhum comentário:

Postar um comentário