segunda-feira, 19 de março de 2012

COMO ERA VERDE O MEU VALE

Teixeirinha (terceiro agachado) e as feras do Palmeiras

Na década de 1940, o Palmeiras de Blumenau possuia um timaço. A estrela maior da constelação farroupilha era Teixeirinha. Faltou apenas um título estadual, que não veio nunca.

Nos jogos oficiais e amistosos, as goleadas eram constantes. A vítima preferida parecia ser o Figueirense. Em 1946, o alviverde recebeu o alvinegro de Florianópolis, que devido a rivalidade e temendo uma derrota, reforçou o time com atletas do Avaí (tetracampeão estadual).

Não foi o suficiente! Massacre palmeirense por 7 a 2. Gols de Teixeirinha (2), Abreu (2), Renê, Meirelles e Nicácio.

Em 23 maio de 1948, o Figueirense recebeu o Palmeiras no estádio Adolfo Konder, em Florianópolis. Seria a hora de dar o troco. Que nada! O Palmeiras goleou por 6 a 2, gols de Marzinho, Sadinha (2), Augusto, Juarez (2).

Outro duelo inesquecível ocorreu no dia 25 de setembro de 1949.  Desta vez o jogo foi no campo da Alameda Duque de Caxias (mais tarde batizado de Aderbal Ramos da Silva), em Blumenau.

Um placar bombástico! Vitória histórica do Palmeiras por 11 a 4. Os gols foram marcados por Abreu (2), Sadinha (2), Jonas (2), Nandinho (2), Arno Corrêa, Teixeirinha e Meirelles II (contra).

Há décadas, anos, meses ou ontem. Os goleadas são eternas!

5 comentários:

  1. Conta meu avô Zeca Avelino que esta década foi de ouro para o time farroupilha, fala que teixeirinha era o ícone do futebol catarinense e, relembra ainda que Aurélio Sada o sadinha conciliava a honra de atuar pelo Palmeiras e redigir matérias futebolísticas para o jornal local assim como o lazinho. Fico feliz de poder tomar cerveja com meu avô e escutar suas histórias da época em que o futebol tinha um charme especial. Abraço Rafael Geovenasci

    ResponderExcluir
  2. O Palmeiras e o Blumenau sempre foram pedra no sapato do Figueirense, lembro que em 1984 o Blumenau venceu o Figueirense no quadrangular final do campeonato na penúltima rodada e obrigou o Figueirense a vencer o Joinville em Joinville, o que acabou não acontecendo.
    Em 1991 o BEC eliminou o Figueirense obtendo o direito de disputar a semifinal com a Chapecoense.
    Se o Criciúma não tivesse vencido o BEC no Aderbal naquele fatídico 2X0 em 1994 desclassificando o BEC, poderia ter decidido o campeonato com o Figueirense.

    Quem sabe o título que poderia ter vindo em 1994 tivesse proporcionado outro destino para o Palmeiras/Blumenau, o destino foi cruel!!

    Um abraço

    Luciano

    ResponderExcluir
  3. Os dois últimos jogos do BEC que assisti ao vivo foram contra o Figueirense, em Floripa: 2 a 1 para o BEC e empate por 2 a 2 em 2004.

    Eu estava filmando o jogo e felizmente ainda tenho os vídeos.

    ResponderExcluir
  4. E não podemos esquecer que em 1987 o BEC foi campeão em cima do Figueirense na segundona do catarinense!!

    Luciano

    ResponderExcluir