segunda-feira, 9 de abril de 2012

JOGAÇO NO ESTÁDIO DO OLÍMPICO

Goleiro palmeirense Ismael faz defesa espetacular

No dia 2 de abril de 1975, uma quarta-feira à noite, aconteceu um dos melhores jogos na história do futebol catarinense. Palmeiras e Avaí empataram em um gol no estádio do Grêmio Esportivo Olímpico, em Blumenau.

Os profissionais de rádio rasgaram elogios aos dois times. O Jornal de Santa Catarina afirmou que foi "uma das melhores partidas dos últimos tempos" e O Estado enalteceu o confronto como um "jogo de muita garra e técnica".

As duas equipes lideravam de forma invicta os dois grupos (1 e 2) classificatórios do Estadual. As arquibancadas e as gerais da Baixada estavam lotadas. O Palmeiras, do treinador Válter Vasconcelos, que entrou em campo ostentando um uniforme todo verde (camisas, calções e meias), conseguiu pressionar o adversário durante o primeiro tempo. O Avaí, de camisa branca e calção azul, conseguiu segurar o ímpeto alviverde e também atacou perigosamente.

O Leão da Ilha tinha Veneza, Zenon e Juti. No lado do Verdão, estavam Píter e Afonso, Vavá e Helinho. Finalmente, aos 16 minutos do segundo tempo, Píter abriu o marcador para o Palmeiras. O atacante Juti empatou aos 21. Poucas vezes em sua história o torcedor blumenauense tinha assistido um jogo tão vistoso e de qualidade.

A vitória não veio, mas o torcedor saiu do estádio satisfeito com o desempenho da equipe. Iria pra casa mais alegre caso o árbitro Dalmo Bozzano tivesse marcado um pênalti incontestável em Píter, aos 40 minutos do segundo tempo. Mas seria uma pena alguém sair perdedor.

Um jogo! Um jogão! Um jogaço!

Torcedor que lotou a Baixada saiu extasiado com o jogo
Ficha Técnica
Palmeiras 1 x 1 Avaí
Data: 2/abril/1975
Local: Baixada (Grêmio Esportivo Olímpico) - Blumenau
Motivo: Campeonato Catarinense
Árbitro: Dalmo Bozzano
Assistentes: Alexandre José Lino e Laudino Pedro da Silva (de Itajaí)
Renda: Cr$  65.800,00
Palmeiras - Ismael; Coral, Nelson, Carlinhos e Alcir; Adãozinho e Reinaldo; Píter, Afonso, Vavá (Ademar) e Helinho. Técnico: Válter Vasconcelos.
Avaí - Rubens; Veneza, Jaico, Maneca e Orivaldo; Lourival e Zenon; Ademir (Paulo Roberto), Balduíno, Juti e João Carlos. Técnico: Áureo Manliverni.
Gols: Píter, aos 16 minutos e Juti aos 21 do segundo tempo.

Fonte: O Estado, Jornal de Santa Catarina (fotos), acervo do Adalberto Klüser e Osny Meira

Nenhum comentário:

Postar um comentário