sábado, 28 de abril de 2012

A PRIMEIRA VEZ

Estádio do Olímpico: Palmeiras e Botafogo em 1947

Desde 1919, o Blumenau enfrentou  os mais diferentes adversários. Houve jogos contra adversários dos mais diferentes níveis. Do grande Flamengo-RJ até o time amador Santa Tereza de Joaçaba. Do rival Olímpico ao desconhecido Miguelão, de São Miguel do Oeste. Independentente da qualidade do adversário, sempre houve a primeira vez.

Neste artigo, relacionamos o primeiro confronto do BEC contra alguns tradicionais clubes de Santa Catarina e também com os quatro principais times do Rio de Janeiro.

Não conseguimos, por enquanto, o registro conclusivo dos primeiros jogos contra Marcílio Dias, Olímpico, Almirante, Barroso, Hercílio Luz, América e Caxias de Joinville.

Olímpico -No dia 12 de dezembro de 1920, em partida disputada no campo da Sociedade Ginástica, o Brasil goleou o Blumenauense (primeiro nome do Olímpico) por 6 a 1. Na preliminar, o aspirantes time de também atropelou: 4 a 0. Total do dia: Brasil 10 x 1 Blumenauense.

Avaí - No dia 15 de janeiro de 1928, em Florianópolis, o Brasil (primeiro nome do BEC) enfrentou o clube azurra decidindo o título estadual. Vitória avaiana por 3 a 2.

Figueirense - O primeiro duelo também decidiu o título estadual. O Brasil venceu por 2 a 1, no estádio Adolfo Konder, em Florianópolis. Sob a alegação de irregularidade na inscrição do atleta blumenauense José, a Federação Catarinense de Desportos (FCD - atual FCF) anulou a partida. Novo jogo e vitória alvinegra por 7 a 3.

Chapecoense - No dia 24 de novembro de 1974, em jogo da primeira rodada da segunda fase, o Palmeiras foi até Xaxim e perdeu de 4 a 1 para a Chapecoense. No jogo de volta, em Blumenau, houve empate de 1 a 1.

Joinville - A boa equipe do Palmeiras em 1976 venceu por 1 a 0 o primeiro confronto contra o Joinville. A partida disputada no dia 25 de abril, no estádio Aderbal Ramos da Silva.

Criciúma - O primeiro confronto ocorreu no dia 12 de junho de 1966, no estádio Heriberto Hülse, quando os dois clubes ainda tinham a denominação Palmeiras e Comerciário. Vitória criciumense por 2 a 1. No returno do Estadual, o alviverde devolveu o mesmo placar.

Metropol - Duplo 4 a 1. Esta é a história do primeiro confronto entre o Palmeiras e o lendário Metropol. Em Criciúma, no dia 19 de março de 1961, pela fase semifinal do campeonato estadual, o time blumenauense perdeu de 4 a 1. No returno, em Blumenau, o Metropol repetiu o placar. Não era tarefa fácil segurar o time de Dite Freitas.

Brusque FC- O empate de 1 a 1 é o placar do primeiro confronto contra o rival. A partida foi realizada no dia 10 de abril de 1988, pelo Campeonato Estadual, no Augusto Bauer, em Brusque.

Araranguá - A partida de estréia do Blumenau na Segunda Divisão do Estadual, dia 11 de maio de 1986, registrou o primeiro confronto com o time sulino. O jogo foi realizado no estádio Aderbal Ramos da Silva.

Flamengo-RJ - No dia 30 de julho de 1985, o Blumenau venceu o Flamengo por 1 a 0. Este primeiro jogo entre os dois clubes foi um amistoso disputado no estádio do Sesi. O gol foi de Mário, aos 17 minutos do segundo tempo. Para ver a grandeza do triunfo blumenauense, veja a escalação do time carioca: Zé Carlos, Jorginho (Aílton), Leandro, Mozer, Adalberto, Andrade, Élder, Zico, Tita, Bebeto, Paulo Henrique (Chiquinho).

Fluminense-RJ - O empate sem gols no estádio do Sesi, dia 6 de dezembro de 1981, marcou o primeiro jogo contra o time do Rio de Janeiro. Foi primeira vez que o Fluminense jogava em Blumenau.

Botafogo-RJ - O Blumenau enfrentou quatro vezes o Botafogo do Rio de Janeiro. Na primeira, quando ainda chamava-se Palmeiras, ocorreu a vitória do time carioca por 4 a 1. O jogo foi disputado dia 27 de março de 1947, no estádio da Baixada (G.E. Olímpico).

Vasco da Gama-RJ - No dia 8 de dezembro de 1983, o Vasco da Gama superou o Blumenau por 4 a 0. O atacante Roberto Dinamite era a grande atração vascaína.

Foto: revista Esporte Ilustrado

Nenhum comentário:

Postar um comentário