segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

PRIMEIRO DO INTERIOR NO ESTADUAL

CAMPEONATO CATARINENSE
Em 1926, a Liga transformou-se em Federação Catarinense de Desportos (FCD), obtendo filiação na Confederação Brasileira de Desportos.

O Brasil de Blumenau foi o primeiro representante do interior do Estado a filiar-se na FCD. A aprovação da inscrição ocorreu em 20 de setembro de 1927, conforme oficio número 212 de 22 de setembro enviado ao clube.

Em 2 de outubro de 1927, antes de viajar para o Rio de Janeiro, onde disputaria o Campeonato Brasileiro de Seleções, o selecionado Catarinense, com André Sada entre os convocados, realizou um jogo amistoso com o Brasil de Blumenau. O “scratch” barriga verde venceu por 6 a 1.

A Federação havia planejado um amplo Campeonato Catarinense em 1927, com a possível participação de equipes de Joinville, Blumenau, São Francisco do Sul, Itajaí, Tijucas, Tubarão e Brusque.

Mas o precário sistema rodoviário existente na época – não havia pavimentação asfáltica - e a estrutura ainda instável de clubes, inclusive da própria Federação, fez mudar os planos.

Com apenas um clube do interior, a FCD optou por realizar uma partida entre Brasil e Avaí Futebol Clube, campeão da Capital, para decidir o título de campeão estadual.

A histórica partida ocorreu no dia 15 de janeiro de 1928, no campo da Liga (mais tarde transformado em estádio Adolfo Konder), em Florianópolis.

O Brasil chegou na Capital com a fama de melhor time do Vale do Itajaí. Os blumenauenses, mesmo derrotados, tinham deixado boa impressão no amistoso diante da Seleção Catarinense.

Os irmãos Emílio e André Sada, o centro médio Neto e o atacante Natal eram vistos com respeito pelos adversários. Sada defendia a posição de destaque que recebeu da imprensa carioca durante o Campeonato Brasileiro de Seleções.

Um público estimado em 400 pessoas (incluindo crianças, mulheres, penetras, convidados e pagantes) esteve presente, número razoável para a época.

O jogo teve um início assustador. A impressão era que os atletas nunca haviam jogado futebol. O peso da decisão e a rivalidade já existente entre interior e Capital colocava os nervos em alta rotatividade.

A bola era freqüentemente atirada para longe do gramado. O lema “bola pro mato que o jogo é de campeonato” já era seguido à risca.

A arbitragem foi amplamente criticada pelos dois times. No intervalo houve a troca de árbitro. O criticado Carlos Baptista foi substituído por Frederico Ewald. A iniciativa não foi melhorou a situação disciplinar e técnica.

O Jornal Folha Nova, de Florianópolis, relatou em notícia sobre o jogo que “o senhor Frederico Ewald, todas as vezes que ia indicar o local onde havia ocorrido uma falta, caminhava a passo de lesma...Veremos futuramente o “referee” atuar sentado em uma poltrona”.

O confronto sequer chegou ao fim, pois o time alvi-verde abandonou o campo após um penalti marcado nos minutos finais a favor dos avaianos.

A confusão aconteceu até no placar do jogo. Dois gols marcados – um para cada equipe – foram prudentemente anulados pelo árbitro. O Avaí venceu por 2 a 1 e sagrou-se campeão. Accyoli e Sabas marcaram para os azurras e Natal para os blumenauenses.

Em sessão de 17 de março de 1928, a Federação homologou o Avaí campeão do Estado e enviou carta aos clubes em 20 de março de 1928, informando que “independente da apresentação do relatório do boletim (súmula)”, o jogo terminou 3 a 2 para o Avaí.

No ano seguinte, a FCD conseguiu novas filiações. Quatro equipes do interior (Brasil de Blumenau; Caxias de Joinville e Brasil de Tijucas e Independência, de São José) inscreveram-se para o Campeonato Estadual. O vencedor de uma fase classificatória disputaria a final em Florianópolis contra o Avaí, tricampeão da Capital.

O Caxias nem chegou a entrar em campo. Alegou que o telegrama informando a data e local do jogo contra o Brasil, em Blumenau, chegou em cima da hora e resolveu não viajar. No domingo seguinte foi a vez do Brasil não ir a Joinville. A Federação estudou o caso e confirmou os blumenauenses na fase seguinte.

No dia 24 de fevereiro de 1929, em Blumenau, O Brasil blumenauense superou o homônimo tijuquense por 6 a 0. Uma vitória histórica, a primeira oficial de um clube de Blumenau.

A final do campeonato ocorreu no dia 3 de março, no campo da Liga, em Florianópolis. O Avaí venceu por 4 a 1. O resultado foi bastante contestado pelos blumenauenses. Um clima hostil, brigas em campo e fatos que causaram indignação aos atletas e dirigentes levaram o Brasil e desligar-se da FCD.

A ausência durou menos de um ano. O clube foi reintegrado e inscrito no campeonato de 1929. A estréia foi no dia 1º de dezembro, em Brusque, e o Brasil massacrou o Brusquense por 10 a 2. Na segunda fase foi a Itajaí e perdeu de 3 a 1 para o Lauro Müller encerrando a competição em quinto lugar

Nenhum comentário:

Postar um comentário