quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

PERSONAGEM: GOLEIRO LEONETTI

Ele foi jogador de futebol profissional por mais de 15 anos. Começou nas categorias de base do Fluminense, no Rio de Janeiro, e chegou ao posto de goleiro titular da equipe principal. Foi no clube carioca que Ricardo Leonetti, hoje com 50 anos, viveu as primeiras experiências no mundo do futebol e conquistou o título brasileiro de 1984.

Natural de São Paulo-SP), jogou também no Botafogo de Ribeirão Preto-SP e no Atlético Goianiense-GO. No clube de Goiânia, foi eleito o melhor goleiro do Estado entre 1985 e 1988. Jogou ainda no Vila Nova, mas não esconde a preferência. “Foi no Atlético que fui projetado nacionalmente, não dá pra comparar”, comenta.

Veio para o Sul já na fase final da carreira. Jogou pelo Pelotas (RS), Juventus, de Jaraguá do Sul, Marcílio Dias e no Blumenau Esporte Clube, onde encerrou a carreira. A maior lembrança no time blumenauense é do jogo de estreia. Na primeira partida, garantiu a vitória ao defender um pênalti. “Ganhamos do Criciúma por 3 a 1, com o estádio lotado. Peguei um pênalti quando todos os olhares estavam voltados a mim”, recorda.

Quando saiu de Goiás, defendeu o América do Rio de Janeiro, onde participou de excursão à Europa, em 1989. Guarda boas recordações dos momentos com a camisa vermelha. “Não imaginava que voltaria a jogar no Rio de Janeiro e aquela experiência foi ótima”, destaca.

Desde 1996, Leoneti mantém a Escolinha de Futebol Planet Ball, em Blumenau.

Vídeo
Participação de Ricardo Leonetti no Jornal do Almoço em 2010

Fonte: Guilherme Guenther (You Tube), Planet Ball, Folha de Blumenau ed. 392
Foto: Daniel Zimmermann/Mundi Editora

Nenhum comentário:

Postar um comentário