quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

PRIMEIROS DISTINTIVOS DO PALMEIRAS


Distintivo com iniciais "PEC" na camisa do Palmeiras

Em 1944, o então Presidente da República, Getúlio Vargas, assinou um decreto de lei determinando que clubes esportivos estariam proibidos de ter nomes de nações, estados, territórios e municípios, nem mesmo podendo a associação incorporar ao seu nome próprio a palavra Brasil.

O Recreativo Brasil de Blumenau viu-se obrigado a alterar a denominação. O nome escolhido foi Palmeiras Esporte Clube. Com isso, era necessário a adoção de um novo escudo.

Permaneceu o círculo verde com as iniciais no interior. As letras "RB" de Recreativo Brasil foram substituídas pelas iniciais "PEC".

 Com esse distintivo na camisa, o Palmeiras sagrou-se três vezes campeão da Liga Blumenauense e também disputou o histórico amistoso com o Botafogo, do Rio de Janeiro, no estádio da Baixada.
 
Em 1948, o clube passa a utilizar a primeira versão do escudo que tornou-se mais popular, apenas com a letra "P". A partir daí, a mudança no formato tornou-se mais comum, mas no interior do mesmo a inicial "P"  permaneceu praticamente inalterada até 1980 (ocorrendo apenas mudanças na fonte), quando a denominação passou a ser Blumenau Esporte Clube.


Foto: acervo Teixeirinha; "O Craque Eterno", de Bola Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário