quinta-feira, 19 de abril de 2012

MEU JOGO INESQUECÍVEL: ADALBERTO KLÜSER

Estou ali no meio da galera: "É campeão!"
O empate sem gols entre Figueirense e Blumenau, na decisão do Campeonato Catarinense da Segunda Divisão de 1987, é o Meu Jogo Inesquecível. Ele ocorreu no dia 4 de dezembro no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.

Foi o único que assisti daquele campeonato. Eu trabalhava na Antena Um FM, de Florianópolis, e não conseguia folga nos dias em que havia jogos. Como a decisão entre Figueirense e Blumenau ocorreu numa sexta-feira à noite, consegui estar presente.

O estádio estava lotado. O público anunciado foi cerca de 7.930 pagantes, mas visualmente notava-se uns 15 mil torcedores. A chuva que caiu durante a partida não diminuiu o ritmo de atletas e torcedores. Um jogo bastante disputado e conquistado pelo melhor time da competição.
O Blumenau tinha o atacante Chicão, artilheiro do campeonato com 21 gols, e o Figueirense contava com Albeneir, autor de 20 gols. Era indício de muitos gols, mas o placar ficou inalterado. O grande responsável foi o goleiro Evelton, que em noite inspirada fechou o gol tricolor. Mesmo sendo um atleta jovem, não intimidou-se com a grande massa de torcedores no estádio.
Foi a melhor atuação de um goleiro que assisti até aquele dia. Estupendo, fantástico e milagroso! Uma atuação impecável dele, da defesa e de todo o time tricolor.

Quando o árbitro encerrou a partida, o Blumenau festejava o primeiro título de campeão estadual de sua história, iniciada em 19 de julho de 1919. Era da Segunda Divisão, mas não importava! O clube retornou à Primeira Divisão de forma magnífica.

Goleador Chicão nos braços da torcida

Comemorei com os torcedores e atletas no estádio. Alguns foram agredidos por torcedores (?) alvinegros. Eu mesmo, levei um soco traiçoeiro. O agressor bateu por trás e tentou fugir. Não dei bola, mas um colega blumenauense que viu a cena deu uma "voadora" atirando-o ao chão. Ele levantou-se e saiu em fuga. Continuamos a festejar. "É campeão! É campeão!"

Delegação e torcedores retornaram para Blumenau. Eu, em estado de total felicidade, fui para casa na Vila São João, na comunidade da Coloninha, em Florianópolis. Como a localidade era praticamente toda alvinegra, naquela semana pude "tirar onda" com muita gente.

Em pe: César, Luiz Carlos, Colonetti, Mauro Ovelha, Léo e Evelton
Agachados: Assis, Treze, Chicão, Eli, Fernandes

Ficha Técnica
FIGUEIRENSE 0 X 0 BLUMENAU
Data: 4/dezembro/1987 (Sexta-feira)
Local: Orlando Scarpelli (Florianópolis)
Motivo: Campeonato Catarinense - Segunda Divisão
Árbitro: Dalmo Bozzano
Assistentes: Antônio Rogério Osório e Pedro Coelho Ferreira
Público: 7.930 pagantes
Figueirense - Peçanha, Rocha (Wilson), Luiz Antônio, Meira, Assis, Alaércio, Marquinhos, Albeneir, Amarildo, Guilherme e Sérgio Gil (Toninho). Técnico: Pinga
Blumenau - Evelton, César, Mauro Ovelha, Léo, Colonetti, Luiz Carlos, Treze (Jorge Santos), Eli (Sony), Assis, Chicão e Fernandes. Técnico: Dito Cola.


Fotos: reprodução James Tavares (JSC), Silvio Ávila (DC)

6 comentários:

  1. po meu pai ta nesse time ai luis carlos eu tinha 3 meses e o meu padrinho tmbm chicao

    ResponderExcluir
  2. Lembro deste jogo, ocorreu uma carreata no final da madrugada pela Rua Itajaí com a torcida e jogadores vindo de Blumenau, pena que faltaram mais conquistas como esta.
    O Blumenau e o Figueirense apesar dos bons elencos fizeram um grande campeonato, os times do interior eram muito difíceis de serem batidos. O Araranguá e o Ipiranga de Tangará endureciam muito os seus jogos, difíceis de serem batidos.

    um abraço

    luciano

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo que legal, ver teu comentario , um abraço e felicidades

    ResponderExcluir
  4. Adalberto,

    A data do jogo está 4/dezembro/2012.

    Spyros

    ResponderExcluir
  5. Spyros, no texto coloquei correto. Mas na ficha o condicionamento me traiu.

    ResponderExcluir