segunda-feira, 2 de abril de 2012

MEU JOGO INESQUECÍVEL: LUCIANO KOSLOWSKI

Marcelo Vita
Como torcedor do Blumenau Esporte Clube, escolher um ”jogo inesquecível” é quase impossível, já que presenciei vários jogos importantes que de alguma forma marcaram na minha memória.
A fase mais marcante e áurea do BEC (1987-1991) coincidiu com a minha fase de adolescência (12-17 anos) onde muitos são os sonhos e os ideais.
Acompanhava o BEC em noticiários, alguns treinos quando saÍa do Colégio Franciscano Santo Antônio, onde estudava para assistir aos ídolos no período da tarde e sempre que possível as partidas oficiais e amistosas no Aderbal ou no Sesi.
O meu jogo inesquecível ocorreu no dia 11 de novembro de 1990. Assisti Blumenau e XV de Piracicaba (4 a 2) em partida válida pela segunda fase do Campeonato Brasileiro da série B. 
 
Não que fosse um jogo decidindo título, mas imaginava o BEC se classificando para as finais da Série B. Com isso poderia disputar a Série A em 1991 contra os grande times do futebol brasileiro.
Ficha técnica no Diário Catarinense

Imagina o São Paulo de Telê, Raí, Cafú e Muller, que era o mais qualificado time brasileiro na época, jogando em Blumenau? Encarar o BEC e quem sabe sair derrotado com um gol do César Paulista, Walbert ou Suca?
Nos dias atuais qualquer clube almeja estar na Série A ou B em função das perspectivas financeiras da participação nestes campeonatos. Em 1990, o pensamento era apenas participar, muitas vezes a contragosto, pois o Campeonato Estadual era mais importante.
O jogo contra o XV foi a melhor atuação que o Blumenau fez na competição, foi um jogo aberto cujas equipes precisavam da vitória, com grande destaque para os jogadores Marcelo Vita, Celso Luiz e César Paulista.
Rubem Furtenbach (XV) combate Veneza (9) e Marcelo Vita

A vitória manteve o BEC muito próximo da classificação. Como vice-líder precisava de mais três pontos - uma vitória contra o Criciúma em casa na rodada seguinte (ficou 0 x0) e um empate em Campinas contra o Guarani na última rodada (perdeu por 0 x 2).
Infelizmente faltou apoio do público de Blumenau neste campeonato. A partida contra o XV teve aproximadamente duas mil pessoas, quando a diretoria esperava entre quatro ou cinco mil.
Foi uma vitória sensacional! Lembro muito bem que no meu retorno para casa, com meu pai, ouvi uma frase do locutor Eduardo Anusseck, da Rádio Nereu Ramos, no final da jornada esportiva:
“Parabéns ao verdadeiro torcedor do BEC que veio aqui hoje dar apoio e incentivar o seu clube de coração e bem feito para quem ficou em casa e deixou de presenciar ao grande espetáculo que foi este Blumenau 4 a 2 no de XV Piracicaba”.
Fotos: José Werner - JSC (Marcelo Vita); Maurício Vieira - Diário Catarinense (Rubem, Veneza e Marcelo Vita); Ficha técnica e classificação - Diário Catarinense
Texto: Luciano André Koslowski

2 comentários:

  1. Quanta saudade Amigo Xará Adalberto
    O BEC ainda é nossa paixão, e sempre será.
    Teu trabalho é fantástico na memória de nosso futebol e principalmente do BRasil/Palmeiras?BEC
    Parabéns
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado,

    É um trabalho que traz muitas recordações e satisfação.

    ResponderExcluir